Dificuldade de participação dos cooperados nos projetos e espaços cooperativos

Percebe-se que grande parte dos associados das cooperativas, nos mais diversos segmentos de atuação, possuem dificuldades na cooperação e envolvimento de seus membros. O comodismo, a falta de informações e a competitividade são fatores relevantes que desestimulam os associados a participarem das atividades da cooperativa, abrindo espaço para a influência da cultura capitalista e de seu individualismo, que divergem muito dos princípios fundamentais e valores cooperativistas.

A inexistência ou ineficiência de projetos que fomentem a educação cooperativista fazem com que estes associados não percebam o diferencial de fazer parte desse movimento econômico e social, que está em um momento de crescimento, presente em 100 países e responsável por 250 milhões de empregos no mundo.

Observamos a falta de ajuda mútua e a necessidade de romperem-se aspectos de natureza cultural, somados à falta de conscientização dos cooperados e da sociedade da importância da cooperação e participação como instrumento para um maior desenvolvimento social e econômico.

Uma das formas de alterar o atual contexto seria a disseminação do tema cooperativismo, sua essência, seus princípios e valores, sendo que, se forem seguidos de maneira correta e adequada,  seus propósitos serão atingidos, favorecendo  melhor distribuição de renda e colaborando para o desenvolvimento de toda a comunidade. O fortalecimento do cooperativismo e o envolvimento real de seus cooperados fazem com que haja uma maior sinergia na cooperativa, o desenvolvimento de valores tangíveis e intangíveis, além de uma maior união para que os objetivos fiquem claros e sejam alcançados, transformando a região em que está inserida em um lugar mais justo, com melhores oportunidades e  qualidade de vida para as pessoas.

Texto elaborado pela 35º turma de Pós-graduação em Especialização em Cooperativismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *